sábado, 25 de junho de 2011

HÉRNIA DE HIATO


HÉRNIA DE HIATO




A hérnia de hiato é definida como a saída do estômago ou parte dele do abdome para o tórax, através do diafragma (músculo que separa o tórax do abdome).

Diafragma separando o tórax do abdome

Posição correta do esôfago e estômago em relação ao diafragma

O estômago faz parte do aparelho digestivo, e está localizado no abdome (abaixo do diafragma). O alimento chega ao estômago através do esôfago. A junção entre esôfago e estômago se faz por um orifício no diafragma. A hérnia ocorre quando esta anatomia é desfeita, ou seja, quando o estômago ou uma parte dele estão acima do diafragma.
Existem três tipos de hérnia de hiato:
·         Hérnia de hiato por deslizamento
·         Hérnia de hiato paraesofágica ou por rolamento
·         Hérnia de hiato mista
 Hérnia de Hiato por Deslizamento
Ocorre quando a junção entre esôfago e estômago está acima do diafragma (no tórax), assim como o fundo gástrico. Este tipo de hérnia é comum e pode ocorrer em cerca de 40 % da população. Esta hérnia pode ser devido ao enfraquecimento dos componentes que fixam as estruturas na posição adequada, á contração longitudinal (em direção ao tórax) do esôfago ou ao aumento da pressão intra-abdominal. As hérnias por deslizamento pequenas  na maioria dos casos não geram  sintomas.
Hérnia de  Hiato Paraesofágica
Neste tipo de hérnia a junção entre o esôfago e o estômago está na posição certa, porém uma parte do estômago (fundo gástrico) passa pelo orifício no diafragma e se posiciona no tórax.
Hérnia de Hiato Mista
È uma mistura das duas anteriores, a junção esofagogástrica está acima do diafragma e o estômago se hérnia mais ainda, dobrando-se.
A hérnia Paraesofágica e a mista podem encarcerar (ficar presa) ou estrangular (quando fica presa com sofrimento vascular), gerando alguns sintomas como dor torácica aguda, disfagia e formação de massa no mediastino, que requer intervenção cirúrgica imediata.

Nenhum comentário:

Postar um comentário